Primeiro de tudo precisamos entender como se dá o funcionamento básico de um pc ou notebook.
Para um bom funcionamento de um pc ou notebook, não basta apenas ter um bom processador somente, ou muita memória somente. É necessário que tenhamos um bom processador, memória em boa quantidade e com tecnologia atual, um HD com bom acesso de leitura e gravação, uma boa placa-mãe e uma boa fonte de alimentação.
Mas e nos casos daqueles pcs ou notebooks esquecidos? Como fazer, vamos trocar tudo? A resposta pode ser NÃO.
Não é de hoje que existem HDs com uma velocidade de leitura e gravação que chegam a ser 5 x mais rápidas que um HD comum, na média. Os mais caros, podem chegar à 10 x. Esses HDs são conhecidos como SSD – Solid State Driver. São HDs com dimensões de 2,5 polegadas e podem ser utilizados tanto em pcs quando em notebooks. Claro que você não vai conseguir instalar um Windows11, mas muitas vezes você consegue sim instalar um Windows 7 e até o Windows 10. Um dos maiores entraves para um bom desempenho é justamente o HD. Imagine o seguinte cenário: Você está numa corrida de bastão. Temos 3 corredores na pista. Primeiro corredor é o Processador (Usain Bolt) o segundo é a memória (Carl Lewis) e o terceiro é o HD antigo que podemos usar como uma pessoa comum. O que você acha que acontecerá quando o bastão chegar nas mãos do terceiro corredor? Pois é, a velocidade vai cair drásticamente.
Mas se no lugar do terceiro corredor nós colocarmos um corredor de alta performance? É aí que entram os HDs SSD.
Mas e no caso de um computador ou notebook antigos em que os corredores já estão velhinhos e não conseguem ser tão velozes assim, o SSD vai resolver? Sim, vai resolver em situações de uso doméstico, ou seja, elaborar uma planilha no Excel, um texto no Word, ver Youtube e navegar na internet com mais conforto.
Mas atenção: Isso não vai fazer com que você possa instalar jogos pesados, ou coisas mais complexas. E nem vai adiantar comprar mais memória dependendo do equipamento que você senha em casa, uma vez que as aplicações mais atuais, exigem um desempenho absurdo.
Assim sendo, essa sobrevida tem limites. Com pouco dinheiro, você poderá sim ter seu computador para uso doméstico de volta.
Outro ponto importante: para uma correta análise da situação, você precisa de um técnico experiente e responsável, que seja capaz de avaliar de forma correta e objetiva caso a caso. E a partir desta análise, passar a viabilidade ou não da instalação de um HD SSD.
Procure um técnico da sua confiança.
Caso você não tenha um técnico de confiança, chama no WhatsApp que vamos te ajudar com isso. Será um prazer.
Fonte: Site Adrenaline