A placa-mãe queimou! E agora?
Meu caro(a) leitor(a), venho trazer um pouco de tranquilidade para você. Pode parar de chorar.
Calma, não está nada perdido. Aquela sua super placa-mãe gamer que você demorou tanto tempo para comprar, ou então que não seja uma super placa-mãe, pode ser a do seu computador doméstico mesmo. Ela pode ser reparada. Você sabia disso?
Sim, sua placa-mãe pode ser salva. Geralmente os defeitos nas placas-mães são causados por pequenos curtos, queima de algum componente eletrônico ou até mesmo algum capacitor que já está no final da sua vida útil. Esses componentes podem ser substituídos por um técnico em eletrônica, especializado neste tipo de circuito, de placas-mães.
Mas, mais importante do que o reparo da placa-mãe, está nas possíveis causas do problema. E aí a gente entra num mundo de situações. Senão vejamos:
1 – Parte elétrica: Como todo componente eletrônico, as placas-mães são alimentadas por energia elétrica. Para um bom funcionamento, é essencial uma boa qualidade e energia elétrica.
2- Fonte de alimentação: Se você tem o costume de comprar a fonte mais baratinha, aquelas que custem em média uns R$ 50,00 , você está correndo um seríssimo risco. As fontes de alimentação possuem papel fundamental no bom funcionamento dos equipamentos, bem como na preservação da vida-útil dos mesmos. No caso dos notebooks, a grande vilã são as chamadas “FONTES UNIVERSAIS”. Essas fontes vêm com uma tomada de força com um seletor de voltagem, que deve ser regulada de acordo com cada equipamento. O problema dessas “fontes universais” é que as mais baratas simplesmente não entregam o que prometem. Com isso, a alimentação elétrica fica comprometida, fritando literalmente a placa-mãe e componentes ligados à ela. Sem contar o risco de explosão dessas tomadas;
3 -Super Aquecimento: O computador precisa ficar em local arejado. Como o computador gera muito calor, a troca de ar é fundamental. O mesmo serve para os notebooks. Então quando não estamos em locais minimamente propícios para alocação dos computadores, o ar quente represado internamente nos gabinetes, acaba gerando um aquecimento demasiado e um posterior desgaste dos componentes e em especial da placa-mãe;
4 – Sujeira: O acúmulo de sujeira dentro dos gabinetes é um vilão que quase ninguém dá importância. Quando a sujeira acumula, ela forma pequenos bolos de poeira que são altos condutores de energia. Com isso, a chance de um curto-circuito é quase certa. Faça limpeza interna regularmente.
Essas são as principais causas que provocam a queima das placas-mães. Se você se identificou com um ou mais itens, providencie imediatamente a mudança de situação.
Caso sua placa-mãe queime ou apresente algum defeito, entre em contato conosco. Nós poderemos ajudar. Buscamos a placa-mãe na sua casa, fazemos o orçamento e o pagamento somente em caso de sucesso no reparo. Chame a gente no WhatsApp.